terça-feira, 31 de maio de 2011

VELORIO, LUGAR PARA REENCONTROS E PIADAS.....




SE TEM UM LUGAR PARA JUNTAR A FAMÍLIA TODA É EM VELORIO. NEM EM FESTA VEMOS PESSOAS QUE HA TEMPOS NÃO MANTEMOS CONTATO.
E ISSO TEM SENTIDO, PORQUE FESTA VOCE PRECISA DE CONVITE, JÁ VELORIO, BASTA VOCE SABER DA MORTE.
QUANDO ERA CRIANÇA, FICAVA POUCO TEMPO NESSE LUGAR, FICAVA COM MEDO DE QUE O MORTO SE LEVANTASSE, OU AINDA ABRISSE OS OLHOS. 
QUANDO CRESCI, NA MINHA ADOLESCENCIA, ATE TORCIA PRA ISSO, SO PRA VER A REAÇÃO DE QUEM ESTAVA LA, DEVE SER MUITO LEGAL, O MORTO LEVANTAR E SAIR DO CAIXÃO, ACREDITO QUE DEPENDENDO DE QUEM ESTA LA, OCUPARA SEU LUGAR RAPIDAMENTE....MORRERÁ DE MEDO.
NUMA  VAGA LEMBRANÇA, QUANDO CRIANÇA, EU FICAVA AO LADO DA MINHA MÃE, MAS NA ADOLESCENCIA, FICAVA AO LADO DO MEU PAI, E PUDE VER O QUANTO DIVERTIDO ERA, POIS ELE SEMPRE ESTAVA AO LADO DOS MEUS TIOS, E ALI SEMPRE SAIA UMA PIADA, ALIAS, VIVIAM RINDO EM PLENO VELORIO, PASSAVA ATÉ A SER DIVERTIDO AQUILO.
VEIO EM MINHA MEMORIA, O DIA EM QUE MEU PAI FALECEU. ELE ERA UMA PESSOA MUITO CALADA, MAS QUANDO FALAVA....SAI DE BAIXO, SE VOC QUISESSE UMA OPINIÃO PARA AGRADAR, NÃO PEDISSE A DELE, POIS ELE USARIA DA SINCERIDADE E OPINAVA AQUILO QUE PENSAVA. SINTO MUITO FALTA DA PRESENÇA DELE, APESAR DE POUCO CONVERSAR, A PRESENÇA FISICA DELE, FAZ MUITA FALTA.
NO DIA DE SUA MORTE, ENTRE 2 E 3 DA TARDE ,  ELE LIA O JORNAL DE DOMINGO NUMA SEGUNDA FEIRA, SENTADO NA SOLEIRA DA PORTA DA COZINHA..QUANDO UM INFARTO FULMINANTE, O LEVOU...APOS MINHA MAE ME AVISAR , CHEGUEI LA EM 30 MINUTOS. 
A CASA DELES PARECIA UM FORMIGUEIRO...GENTE QUE NUNCA VI, ESTAVA DENTRO DA CASA DELE, E ELE NO CHÃO AINDA, CAIDO, JA MORTO...PASSADO A FASE DA FUNERARIA, RESERVA DE VELORIO, MINHA CABEÇA ESTAVA  AEREA, EU ESTAVA ATE MEIO PASSADO. FUI PARA CASA, E POR VOLTA DAS 7 DA NOITE FUI PRO VELORIO...

UM NOITE FRIA, ONDE A HORA NÃO PASSAVA, NUNCA TORCI TANTO PARA UM MORTO LEVANTAR, COMO NAQUELE DIA....AFINAL AQUELE QUE TANTO TRABALHOU PARA ME CRIAR, TINHA EM SEU PES MARCAS PROFUNDAS DE CALOS, ONDE ELE CHEGAVA A SAIR 40 MINUTOS ANTES DO NORMAL DE CASA PARA IR DEVAGAR AO TRABALHO, UM HOMEM QUE EU SO FUI ENXERGAR A PROFUNDIDADE DE QUEM ELE ERA NO DIA EM QUE ELE MORREU.
A NOITE PASSOU, NO DIA SEGUINTE AS PESSOAS FORAM CHEGANDO UMA A UMA... AMIGOS PESSOAS QUE O CONHECIA E OUTROS QUE EU NAO FAZIA A MENOR IDEIA...
O ENTERRO ESTAVA MARCADO PARA AS 15 HORAS. QUANDO SAI DA SAL DE VELORIO PARA DAR UMA ESPAIRECIDA...VEM UM DAQUELES QUE ESTÃO BEM DISPOSTOS A AJUDAR... E DIZ: "PORQUE NÃO SAIU NO JORNAL DE HOJE? EU DISSE: ACREDITO QUE NÃO DEU TEMPO DA FUNERARIA ENVIAR E EU TAMBEM NEM LEMBREI DISSO...
ELE RETRUCOU: "SEU PAI ERA UM HOMEM CONHECIDO, MUITA GENTE GOSTAVA DELE E APAPAPAPAPAPAP......MEU NAQUELE MOMENTO....SUMIU MEU SENTIDO...E DISSE:
"QUEM REALMENTE GOSTA DELE ESTA AQUI... QUEM NAO ESTA É PORQUE OU NÃO SABE....OU NÃO SABE...ACREDITO EU QUE NÃO HAVIA ALGUEM QUE PUDESSE NÃO GOSTAR DO MEU PAI... ACHO QUE SO MESMO....MINHA MÃE..PORQUE ELA RECLAMAVA DE TUDO NELE...MAS ATE ELA ESTAVA LA....ENTÃO..ACABEI CRENDO QUE QUEM GOSTAVA DELE ESTAVA LA...
CHEGANDO PERTO DO ALMOÇO...MEU AVÔ, PAI DO MEU PAI... ESTAVA LA... ELE COM SEUS 90 E TANTOS ANOS...COMO SE ESTIVESSE NUMA FESTA.... NUMA ENORME INGENUIDADE... DISSE: "GENTE NÃO VAI TE ARMOÇO AQUI HOJE?

PODE ISSO... E OLHA... BATEU UM BELO RASTELO HEIN...COMEU BEM O VÉIO...

HOJE VEJO QUE A PRESENÇA VIVA A MINHA MAE, FAZ EU SENTIR MAIS AINDA A FALTA DO MEU PAI...

LOGO JA ESTARA FAZENDO 6 ANOS... FICA AQUI MINHA SAUDADE...


ATE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário